COTAR PLANO DE SAÚDE

Até 30%OFF em um NOVO PLANO!

Para você, sua família ou empresa.

COTE SEM COMPROMISSO!
Descubra o melhor plano para você ou sua família

Nome:

Publicidade

Plano de saúde coparticipativo

Para escolher um plano de saúde, existem algumas variáveis, dentre elas a modalidade: com ou sem coparticipação.

A principal vantagem de um plano de saúde coparticipativo é a economia, já que as mensalidades possuem valores reduzidos. Por isso atrai muitos jovens, famílias pequenas e demais pessoas que não precisam fazer muitas consultas ou exames.

Afinal, o plano garante segurança a qualquer momento de necessidade, mas sem comprometer o orçamento mensal.

Vale ressaltar que as regras de contribuição são definidas pelas operadoras, mas são fiscalizados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Por isso, é assegurado ao cliente a cobrança de um valor justo.

Como funciona o plano de saúde coparticipativo?

Um plano de saúde coparticipativo possui um valor mensal menor, mas o cliente paga a parte por cada procedimento que realizar. É importante entender que cada operadora estabelece um valor limite de contribuição, que varia de acordo com a categoria e o procedimento.

Em relação ao pagamento, a cobrança pode ocorrer de duas maneiras:

  • O valor da taxa de coparticipação é pago quando for fazer uma consulta ou um exame. Esse tipo de pagamento geralmente acontece nas clínicas próprias do convênio médico.
  • A forma de pagamento é designada na fatura mensal, somando o valor da mensalidade com a porcentagem da coparticipação dos procedimentos feitos.

As internações também possuem participação, mas as taxas cobradas podem variar pelo período, definido pela operadora.

Ou seja, há alguns planos que cobram um valor fixo pela internação, independentemente do tempo que durar. Porém, alguns planos cobram apenas casos de internação em períodos acima de X dias, por exemplo.

Para entender melhor, veja como costuma ser cobrados alguns dos procedimentos mais comuns:

  • Consultas: há uma porcentagem cobrada por consulta, mas retornos feitos dentro do prazo determinado não são cobrados.
  • Exames simples: cada exame possui um preço específico, sendo que o pagamento é por exame, e não por coleta realizada. Isso porque um check-up médico pode exigir mais de uma coleta para um exame, por exemplo.
  • Exames especializados: também é feita a cobrança da participação referente ao exame, independentemente da duração dele.

Para consultar os valores, o cliente deve ter acesso a uma tabela de porcentagem de coparticipação. Além disso, há um preço máximo cobrado nas coparticipações, que também deve estar presente em contrato.

Existe carência para plano de saúde coparticipativo?

Os modelos coparticipativos têm as mesmas carências que os planos tradicionais. Sendo assim, os prazos são: 24 horas para urgências e emergências, 300 dias para gestações a termo e 180 dias para demais situações.

As urgências são situações que exigem atendimento médico rápido, mas não apresentam risco para a vida do paciente. Já as emergências são aquelas em que há risco de morte ou lesões irreparáveis.

As gestações são aquelas que resultam em um parto sem complicações, no período de 37 semanas até 40 semanas e 6 dias. Portanto, crianças nascidas de forma prematura ou após o tempo máximo de gravidez não se encaixam nessa regra.

Já partos feitos em decorrência de complicações da gravidez são considerados casos fora da regra.

Vale ressaltar que a carência estipulada pela ANS é máxima, então a operadora poderá determinar prazos iguais ou menores a esses.

Entendeu o que é um plano de saúde coparticipativo e as suas vantagens? Para descobrir qual é a modalidade que melhor atende às suas necessidades, você pode fazer uma cotação em nosso site.

É gratuito, sem compromisso e você pode consultar quantas vez quiser. Assim, conseguirá escolher o seu plano de saúde com mais segurança.

Publicidade

Publicidade

PLANO DE SAÚDE PARA TODOS
OS PERFIS DE CLIENTES

PLANO DE SAÚDE PARA TODOS OS PERFIS
DE CLIENTES

Publicidade

OPERADORAS

Trabalhamos com as mais conceituadas operadoras de PLANO DE SAÚDE do mercado.

LOCALIDADES